SIBÉRIA E MONGÓLIA
INCLUINDO TRECHOS NA LENDÁRIA TRANSIBERIANA
GUIA DESDE PORTO ALEGRE
29.08 À 15.09.2019
18 DIAS E 14 NOITES
PACOTE AÉREO
Dia 1 - Porto Alegre
Apresentação no aeroporto para embarque em voo com conexão e destino a Moscou. Noite a bordo.
Dia 2 - Moscou
Chegada em Moscou. Recepção no aeroporto e traslado ao Hotel Golden Ring Moscow 5*****.
Dia 3 - Moscou
Pensão completa. Manhã livre para descanso. Após o almoço, visitaremos a zona alta da cidade, Bairro Sudoeste com a zona Universitária e o Miradouro de onde se desfruta a mais bela vista sobre Moscou. Após, entraremos na imponente Catedral Ortodoxa de Cristo, o Salvador. No final do dia, teremos uma memorável e única experiência, a realização de um cruzeiro panorâmico, de 2h30min, pelo Rio Moscou com jantar a bordo: uma das melhores formas de cruzar o coração da cidade e avistar os principais monumentos iluminados. Retorno ao hotel.
Dia 4 - Moscou
Pensão completa. Começaremos o dia com uma vista panorâmica das margens do Rio Moscou para fotografar o conjunto arquitetônico do Kremlin. Visita, a pé, da Praça Vermelha, onde decorreram as grandes paradas militares, com a colorida Basílica de S. Basílio, Mausoléu de Lenin (visitas exteriores) e os antigos armazéns GUM, hoje um luxuoso centro comercial. Continuação da panorâmica geral da cidade, iniciando no imponente Teatro Bolshoi, passando pelas grandes avenidas, como a Tverskaya, diversas praças, as sete torres de Stalin e uma mistura de monumentos e arquitetura que marcam bem o estilo da cidade, a Praça com a estátua em homenagem ao príncipe Yuri, fundador da cidade em 1147, o monumento a Pedro, o Grande, até à zona norte onde se encontra o Centro Nacional de Exposições, com especial destaque para a famosa escultura do “Operário e da Camponesa de Kolkhoz” símbolo do estilo realista socialista que esteve exposta no pavilhão Soviético da exibição Internacional de Paris, em 1937. Na Avenida dos Cosmonautas visitaremos o Museu da Aeronáutica junto ao emblemático Monumento aos Conquistadores do Espaço Cósmico. Prosseguiremos até à Torre de Televisão Ostankino, outrora o edifício mais alto do mundo (540m), onde teremos oportunidade para contemplar a vista panorâmica sobre a emblemática cidade de Moscou. No final do dia, possibilidade de assistir ao magnífico espetáculo de Danças Nacionais da Rússia “Kostroma” (opcional). Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Moscou para embarque em voo noturno com destino a Irkutsk. Noite a bordo.
Dia 5 - Irkutsk
Pensão completa. Chegada a Irkutsk durante a manhã. Cidade fundada por cossacos russos em 1661, no encontro dos rios Irkut e Angara, o único rio que tem nascente no lago Baikal. Conhecida por ser a “Paris da Sibéria”, é a única cidade que tem caráter urbano. Chegada, assistência nas formalidades de desembarque e traslado ao hotel. Visita panorâmica pela cidade que conserva as suas construções em madeira, sem semelhança nas restantes cidades da Sibéria. Destaque para a zona antiga com a Igreja do Salvador, Catedral da Epifania, Igreja Católica Romana, Arco de Triunfo de Moscou, monumento aos Descobridores da Sibéria, Mosteiro ortodoxo e os monumentos ao Imperador Alexandre III e ao General Kolchak. Acomodação no Hotel Courtyard by Marriott 4****.
Dia 6 - Irkutsk - Lago Baikal - Irkutsk
Pensão completa. Saída em ônibus com direção à estação de Sludianka. Aqui, embarcaremos em trem turístico para uma viagem de 80 km pelo trecho do transiberiano do séc. XIX, construído nas margens do lago Baikal, no reinado de Alexandre III por operários italianos e albaneses. Paradas para breves caminhadas e almoço pic-nic junto ao lago, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e um dos pontos altos desta viagem. Este lago detém a maior reserva de água doce do mundo. É o mais profundo, com 1.620 metros e o mais antigo, com cerca de 25 milhões de anos. É conhecido como as Galápagos da Rússia, com cerca de 1.085 espécies de plantas e 1.550 espécies e variedades de animais. Aqui vive uma espécie única de focas de água doce. Chegada a Porto Baikal e continuação para Listvianka, em ferryboat, cruzando o rio Angara. Conhecida como a Riviera Baikal, em Listvianka teremos a possibilidade de mergulhar os pés na água clara e fria que, segundo a lenda, prolonga a vida. Visita ao Museu Baikal. Jantar em restaurante local e regresso a Irkutsk em ônibus. Retorno ao hotel.Dia
7 - Irkutsk – Ust Ordynskiy – Maloye More
Pensão completa. Pela manhã, saída em ônibus com direção a Maloye More, o Mar Pequeno, separado do Lago Baikal, formando uma baía. No percurso, parada em Ust Ordynskiy onde iremos conhecer uma povoação de aborígenes locais, os Buriatas, e onde assistiremos a um espetáculo de folclore e à cerimônia da Bênção do Xama, o sacerdote xamanista. Visita ao Museu Etnográfico dos Buriatas. Continuação da viagem pela famosa Taiga da Sibéria com uma paisagem única e impressionante. Chegada a Maloye More. Acomodação em típicas casinhas de madeira (todas com quarto e banheiro privativo) na Aldeia Baikal de Maloye More.
Dia 8 - Maloye More – Ilha Ogoi - Ilha Olkhon – Maloye More
Pensão completa. Saída em barcos pequenos até à Ilha de Ogoi. Famosa pelas suas paisagens naturais, este é o local perfeito para os amantes das práticas de meditação. Oportunidade para passear e apreciar as paisagens exuberantes da ilha. Visita à Stupa do Buda, monumento que obedece a uma série muito rigorosa de técnicas de construção e de sabedoria da cultura milenar do budismo tibetano. Continuação da navegação em direção à Ilha de Olkhon, a maior ilha do Lago Baikal, com 72 km de comprimento e apenas 1.500 habitantes. Foi o primeiro local do Lago Baikal a ser descoberto por exploradores no séc. XVII. A sua tranquilidade e serenidade faz com que seja o local ideal para descontrair e desfrutar das paisagens. Surpreende pela beleza das suas águas transparentes e cristalinas. Os cabos e enseadas sucedem-se em recantos fantásticos e as árvores ostentam bandeiras da cultura xamânica. Prosseguiremos a navegação até à pequena aldeia de Peschanka para um almoço preparado localmente. Após, visita pela ilha em veículos 4X4 até ao Cabo Khoboi na ponta Norte da Ilha, onde poderemos encontrar ruínas do Muro de Kurykan, que dá nome ao primeiro povo que aqui se estabeleceu. Regresso à aldeia de Peschanka e continuação da navegação até Khuzhir, a principal aldeia e a capital administrativa da ilha onde apreciaremos a Burkhan Cape ou Rocha do Xamã, um dos locais mais sagrados na Ásia, antiga casa dos Deuses do Céu e símbolo do Lago Baikal. Passeio pela avenida principal para compras tradicionais. Regresso em veículos 4X4 até ao cais e navegação até Maloye More.
Dia 9 - Maloye More – Irkutsk Ulan Ude
Café da manhã. Regresso a Irkutsk em ônibus para embarque numa viagem de 8 horas em trem regular pela lendária ferrovia Transiberiana. A viagem é feita pela margem do lago Baikal, com paisagens de grande beleza, até à cidade de Ulan Ude onde chegaremos ao início da noite. Será fornecido lunch-box a bordo. Acomodação no Hotel Baikal Plaza 4****.
Dia 10 - Ulan Ude – Datsan – Tarbagatay – Monte Leão – Ulan Ude
Pensão completa. Café da manhã. Visita à cidade de Ulan Ude, fundada em 1666 pelos cossacos russos nas margens do Rio Selenga, a 75 km do Lago Baikal. É a capital da chamada “República Autônoma de Buriátia”. Os Buriatas são um grupo étnico próximo aos mongóis e a terra deles representa uma mistura de culturas surpreendente e serve de ponto de encontro entre o Leste e Oeste. É ainda uma cidade marcada pelo budismo tibetano e pelo xamanismo. Panorâmica pela cidade com destaque para a avenida principal – Avenida Sovetov com o monumento a Lenin (o maior busto de bronze do mundo), a Catedral Odigitria, o primeiro edifício em pedra da cidade, a Ópera e a praça da Revolução. Saída para Datsan Ivolginskiy, o mais importante centro Budista russo. Este é um complexo de templos coloridos, de habitações monásticas simples e de árvores enfeitadas. Poderemos admirar a estátua do Buda gigante repleta de ofertas - moedas, sedas de cor e arroz, e possibilidade de ouvir o canto dos monges no meio de nuvens de fumo de incenso. Continuação ao longo da margem direita do rio Selenga até à aldeia Tarbagatay, um dos centros da região tradicionalmente habitada pelos ortodoxos do Rito Antigo, conhecidos como “Semeyskie - familiares”. Estes foram encaminhados para terras siberianas no reinado de Catarina II a fim de as explorar e contribuir para o desenvolvimento da parte oriental da Rússia. Recepção na casa de uma família tradicional para um almoço típico com espetáculo de um grupo folclórico. Regresso a Ulan Ude, com parada no Monte Leão para contemplar as paisagens sobre o vale do rio Selenga. Tempo livre para compras. Retorno ao hotel.
Dia 11 - Ulan Ude
Café da manhã. Continuação das visitas a Ulan Ude. Subida ao ponto mais alto, a 800 metros, para contemplar as vistas da cidade. Seguidamente, visita ao Museu Etnográfico, um grande museu ao ar-livre nos arredores da cidade. Excelente oportunidade para conhecer os hábitos, costumes e a vida quotidiana dos diferentes povos e etnias que habitaram e habitam a Sibéria e o Norte da Rússia, com as suas típicas casas de madeira, igrejas, casas dos cossacos e também um mini-jardim zoológico. Após o almoço, embarque em trem noturno em direção à Mongólia. Formalidades de fronteira entre a Rússia e a Mongólia (o trem ficará parado por cerca de 3 horas). Continuação da viagem pelas estepes da Mongólia até Ulan Bator. Acomodação a bordo em cabines duplas.
Dia 12 - Ulan Bator
Pensão completa. Por volta das 7 horas, chegada a Ulan Bator, que significa "herói vermelho" na língua mongol. A capital da Mongólia foi fundada em 1649 e denominada Urga até 1924. Após um reconfortante café da manhã no hotel, iniciaremos a visita pelo Mosteiro Budista Gandantegchleng, com a estátua de Buda de 26,5 metros e com a sua vida monástica em plena atividade. Após esta visita, continuaremos pela Praça Sukhbaatar, a praça central de Ulan Bator, com a estátua de Damdin Sukhbaatar, o líder da revolução da Mongólia em 1921, o Parlamento e vários edifícios públicos. Visita ao Museu de História Nacional, que apresenta a história e cultura da Mongólia desde os primórdios da Humanidade até aos dias atuais. Visitaremos o Museu de Bogd Khaan, o último imperador, construído entre 1893 e 1903, local onde viveu o oitavo Buda da Mongólia e o último rei, Jebtzun Damba Hutagt VIII. O Palácio de Inverno contém uma coleção de presentes recebidos de dignitários estrangeiros, como um par de botas de ouro e um manto feito de 80 raposas. A Declaração de Independência da Mongólia da China também está exposta aqui. Acomodação no Hotel Novotel 5*****.
Dia 13 - Ulan Bator – Parque Nacional Terelj – Ulan Bator
Pensão completa. Saída em direção ao Parque Nacional Terelj, um cenário que parece estar a quilômetros de distância do Deserto de Gobi. O verde exuberante do parque é uma visão acolhedora e relaxante. O Parque Nacional Terelj é o destino mais popular e a terceira maior área protegida na Mongólia. No percurso, passada pela colina Tsonjin Boldog, onde iremos ver a maior estátua de Gengis Khan com uma altura de 40 metros, construída entre 1990 e 2009 sob a proteção da UNESCO para comemorar o 750º aniversário da escrita de “A História Secreta dos Mongóis”. No Parque, iremos ver uma formação granítica localizada no topo de uma montanha e cuja forma lembra uma tartaruga. Continuação para o Templo Aryapala, centro de meditação localizado entre as montanhas e com uma visão única e maravilhosa do parque Terelj. Regresso ao hotel em Ulan Bator.
Dia 14 - Ulan Bator Deserto de Gobi
Pensão completa. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino ao Deserto de Gobi. Chegada e continuação em veículos 4X4 até ao Parque Nacional de Gobi Gurvan Saikhan para visita ao Yol Valley, o Parque Nacional do Vale da Águia, localizado a leste da Montanha Gurvan Saikhan e onde podemos encontrar a ave quebra-ossos. Foi estabelecido como um local de conservação da vida das aves. Caminhada pelo desfiladeiro de aproximadamente 3 horas onde, no inverno, se forma o Glacial de Gobi, uma paisagem de tirar o fôlego (caminhada com grau de dificuldade médio/alto. Quem não se considerar em condições físicas para a caminhada, ficará passeando por sua conta pela área do parque natural, à espera do retorno dos demais turistas). Continuação da experiência, agora rumo a Hongoriin Els: as famosas dunas de areia. Acomodação em acampamento.
Dia 15 - Deserto de Gobi
Pensão completa. Subida às dunas de areia, as maiores e mais espetaculares do país. Seguiremos até Bayanzag, passando pelo Bosque de Saxaul, as árvores do Deserto de Gobi e Ulaan Shavar. Bayanzag é mundialmente conhecida pelo famoso Penhasco Flamejante, assim designado devido à cor do solo, uma região no deserto de Gobi onde foram feitas importantes descobertas de fósseis. A área tornou-se famosa, por ter sido o primeiro local onde foram descobertos ovos de dinossauros. Outras descobertas na área incluem exemplares do dinossauro Velociraptor. Visita a uma família nômade em Bayanzag. Haverá oportunidade para andar de camelo. Acomodação em acampamento.
Dia 16 - Deserto de Gobi Ulan Bator
Pensão completa. Em horário oportuno, traslado para o aeroporto para embarque em voo com destino a Ulan Bator. Chegada, assistências nas formalidades e continuação para o Memorial Zaisan, em honra dos soldados soviéticos mortos na II Guerra Mundial. O monumento consta de uma pintura circular que retrata cenas de amizade entre os povos da URSS e da Mongólia. Deste local teremos uma excelente vista panorâmica da cidade e seus arredores. Tarde livre para últimas compras ou simplesmente passear na capital da Mongólia. Ao final do dia, assistiremos a um espetáculo típico de danças no Teatro Nacional de Ulan Bator. Acomodação no Hotel Novotel 5*****.
Dia 17 - Ulan Bator
Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Ulan Bator para embarque em voo e conexões com destino ao Brasil. Noite a bordo.
Dia 18 - Porto Alegre
Chegada no Brasil, trâmites de imigração e aduaneiros. Fim de nossos serviços.
Inclui Acompanhante Brasileiro:
Profissionais com fluência em idiomas estrangeiros e com muita experiência em viagens internacionais. Oferecem assistência nos aeroportos, hotéis, atividades do roteiro, além de promoverem a integração do grupo. Nossos acompanhantes proporcionam segurança durante uma viagem internacional. Garantimos o acompanhante para grupos a partir de apenas 15 participantes.
Inclui todas as Passagens aéreas desde Porto Alegre
Todas as passagens aéreas mencionadas no roteiro estão incluídas no preço, bem como impostos e taxas de embarque e aeroportuárias.
Inclui Guias locais:
Nossos guias locais oferecem conhecimentos técnicos e históricos, enriquecendo a experiência no exterior e trazendo a cultura local para nossos viajantes.
Inclui Hospedagem:
Moscou: Hotel Golden Ring Moscow 5*****
Irkutsk: Hotel Courtyard by Marriott 4****
Maloye More: Aldeamento Mundo Baikal
Ulan Ude: Hotel Baikal Plaza 4****
Ulan Bator: Hotel Novotel 5*****
Deserto de Gobi: Acomodação em acampamento
Os hotéis indicados estão previstos, em situações excepcionais, alguns deles poderão ser substituídos por hotéis similares da mesma categoria.
Inclui Refeições:
Café da manhã diário
14 Almoços
12 Jantares
Inclui Ingressos:
Entradas nos monumentos e museus mencionados
Inclui Transporte interno:
Traslados de chegada e saída no exterior
Circuito rodoviário realizado em veículo de turismo e veículos 4X4
Viagens de trem nos trechos mencionados do Transiberiano
Travessias de barco mencionadas
Inclui Taxas e Impostos:
Os preços já incluem o imposto para viagens ao exterior: IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte)
Taxas hoteleiras e serviços.
Taxas de embarque e aeroportuárias.
Inclui Seguro de Viagem:
Serviços de assistência médica internacional com cobertura de até USD 40.000 (O limite de idade para contratação dos serviços de assistência médica é de 90 anos).
Seguro para gastos de cancelamento, com cobertura de até USD 800 (válido para cancelamentos efetuados a partir de 120 dias antes do início da viagem).
Nota: As coberturas do plano, bem como os motivos de cancelamento, cobertos pelo seguro, estão descritos nas condições gerais da seguradora, acessíveis no link:https://vivaseguroviagem.com.br/arquivos/manual_segurado.pdf
Bebidas às refeições
Refeições não indicadas
Gastos de natureza pessoal ou extras nos hotéis
Passeios opcionais e qualquer outro serviço que não esteja citado como incluído no roteiro
Todas as passagens aéreas mencionadas no roteiro estão incluídas no preço, bem como impostos e taxas de embarque e aeroportuárias.
Necessário passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de chegada ao exterior.
Passagens aéreas em classe econômica, com direito a 1 mala de até 15kg nos voos internos e 23kg nos demais voos.
Espaço no bagageiro do veículo para 1 mala por pessoa de tamanho médio.
Os preços ficarão garantidos mediante o pagamento e adesão do contrato.
Com antecedência mínima de 10 dias contados do início da viagem a operadora enviará a documentação da viagem, contendo dicas, orientações, relação definitiva de hotéis, etc.
Notas:
O trem Transiberiano que efetuará o percurso noturno entre Ulan Ude e Ulaanbaatar não tem facilidades para tomar banho, apenas dois WC em cada vagão. As cabines são de ocupação dupla.
Acampamento no Deserto de Gobi: o alojamento disponibilizado será em tendas Yurt (tendas típicas mongóis), ligeiramente modificadas para os turistas estrangeiros, oferecendo uma experiência tradicional no deserto da Mongólia. As tendas são feitas de armações de madeira com camadas de lona e feltro. Os interiores são de madeira, equipados com 2 camas e uma pequena mesa e bancos, com um fogão central a lenha para o aquecimento durante a noite. Os banheiros são comuns em instalações ao lado e com chuveiros de água quente. O complexo fornece as toalhas de banho e dispõe de restaurante e bar em Yurt separado.
Pacote Individual | Pacote Duplo |
11x R$ 3.990,61 | 11x R$ 3.542,28 |
à vista R$ 42.579,83 | à vista R$ 37.796,12 |
Valores por pessoa, cotados em 27 de Fevereiro de 2019. Consulte valores na data da compra do pacote.